Números
População da Zona Sul chega a 885,4 mil
Conforme estimativa do IBGE, dos 23 municípios que integram a região, 12 tiveram aumento da população; no país dados apontam para 210,1 milhões de brasileiros
Jô Folha -
Pelotas, o maior da região, é polo concentrador de serviços (Foto: Jô Folha)
Foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a estimativa da população residente nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Os 23 municípios que formam a Zona Sul somam 885.427 habitantes. Destes, 11 tiveram redução do número total da população, enquanto outros 12 registraram aumento (confira quadros). No Brasil, aponta o órgão, hoje são mais de 210 milhões de habitantes.
O maior município da região em termos de número de habitantes continua sendo Pelotas, com 342,4 mil moradores. A cidade é seguida por Rio Grande (211 mil), Canguçu (56 mil), São Lourenço do Sul (43,5 mil) e Santa Vitória do Palmar (29,6 mil). No Rio Grande do Sul são estimados 11,3 milhões de gaúchos.
Esta é a última estimativa lançada pelo IBGE com referência no último censo demográfico, realizado em 2010. Para 2020, o instituto já está se organizando para realizar um novo censo universal, quando serão visitados todos os domicílios urbanos e rurais do país.
Movimento é considerado natural
Tanto o aumento como a diminuição do número de habitantes nos municípios da Zona Sul são considerados naturais. Se, no ano passado, as estimativas apontaram para queda na maioria das cidades, o principal fator foi a mudança na metodologia utilizada pelo IBGE para calcular os números totais. "Não houve fuga ou uma grande migração", explica a coordenadora regional, Tatiana Gautério.
Se alguns, inclusive, mudaram de faixa no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), este ano será diferente. A mudança entre as faixas que definem a quantidade de recursos destinada a cada localidade serão recalculadas com o censo de 2020, adianta Tatiana. A estimativa é baseada num cálculo que envolve a taxa de natalidade e o registro civil.
Censo 2020
Nos 13 municípios que compõem a agência Pelotas do IBGE serão contratados 650 pessoas para a realização da pesquisa, ainda sem data definida. Nos próximos meses, a agência deve lançar o processo seletivo para a contratações temporárias.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário